Um projeto social lançado nessa terça-feira (30) vai levar atendimentos veterinários, banho e tosa aos cães de moradores em situação de rua de Belo Horizonte. A iniciativa foi pensada pelo Instituto Arbo em parceria com a Ong Moradores de Rua e Seus Cães Beagá e com o Ministério Público de Minas Gerais.
Em conversa com o BHAZ, a presidente do Instituto Arbo, Patrícia Reis, disse que a iniciativa vai percorrer as ruas de Belo Horizonte sempre às terças e quintas-feiras. A ideia é atender em uma espécie de clínica veterinária itinerante as regiões com maior número pessoas em situação de rua.
“Nós teremos uma base móvel que ficará estacionada nos pontos para oferecer o atendimento e lá a gente vai contar médico veterinário, auxiliares e serviço de banho e tosa. Então a gente tem uma equipe de profissionais que vai acompanhar esses atendimentos”, explicou a idealizadora.
Na visão de Patrícia, a atenção a esses animais vai muito além de uma questão sanitária. Ela lembra que, muitas vezes, eles são a único elo afetivo das pessoas que vivem nas ruas.
“O animal ele sente, né? Ele também tem sentimento e quando a gente tá falando de uma pessoa em situação de rua ele é, muitas vezes, uma família que se forma al. Normalmente, eles [pessoas em situação de rua] cuidam muito bem desses animais. Dividem o que eles têm, seja o espaço de dormir, seja o alimento, seja a relação de família”, observou ela.
Nesse primeiro dia de ação, realizado ontem, ela conta que a recepção foi bastante positiva. “Todos que chegaram se mostraram preocupados com os animais, com questão da vacina, e felizes de o animal poder ter um banho e tosa, já que é algo que eles não têm condição de fazer”, acrescentou.
O post Projeto oferece banho, tosa e atendimento veterinário a cães de moradores em situação de rua em BH apareceu primeiro em BHAZ.
Foto: Luiza Palhares/Instituto Arbo