fbpx

Aulas voltam em MG nesta terça com protocolo sanitário

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Após duas semanas de recesso, as aulas voltam na rede estadual de Minas Gerais, nesta terça-feira (3), em meio à ameaça de greve dos profissionais da educação do Estado e ainda sob protocolos de prevenção à Covid-19.

A retomada ainda depende do município em que as instituições estão localizadas. Em Matozinhos, por exemplo, as aulas estão liberadas a partir desta terça-feira. O retorno às atividades presenciais continua sendo facultativo, e o modelo híbrido, com alternância entre o atendimento físico e o digital, também permanece.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) garantiu que vai acompanhar a adesão à greve nas escolas estaduais, mas reitera que “o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança”

Em municípios das Ondas Verde e Amarela do programa Minas Consciente, alunos do 1º ao 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio podem retornar às aulas presenciais.

Nas cidades que se encontram na Onda Vermelha, o ensino presencial está liberado para alunos até o 5º ano do ensino fundamental.

Rede particular

As escolas particulares estão autorizadas a ministrar atividades presenciais para alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio. As escolas privadas estão planejando a volta às aulas para a primeira semana de agosto, de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG).

“As escolas estão prontas e preparadas. O retorno tem adesão da maioria das famílias entre 70 a 90%”, disse Zuleica Reis, presidente do Sinep-MG.

Zuleica afirma que as escolas particulares estão se esforçando para atender os protocolos sanitários. “Como o protocolo é o mesmo para educação infantil até o ensino médio, as escolas terão um trabalho maior para tentar, dentro dos protocolos, o distanciamento de dois metros, atender o maior número de alunos possível. Dependendo do espaço físico da escola e do tamanho das salas o atendimento será limitado. Isso acarretará ainda mais prejuízo aos estudantes do ensino médio que estão há 16 meses sem aulas presenciais”, diz a presidente da entidade.

Protocolos no Estado

A secretaria de Educação informou que as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade.

Encontre uma reportagem