Otimista contra a Delta, Zema acha ‘improvável’ novo fechamento de cidades

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que está “otimista” em relação ao controle da variante delta do coronavírus no estado, principalmente por causa do avanço da vacinação contra a Covid-19.

O chefe do Executivo estadual concedeu uma entrevista exclusiva à rádio CBN na manhã desta terça-feira (10) e afirmou que um novo fechamento das cidades é “pouquíssimo provável”.

“Nós temos acompanhado muito de perto e com muita apreensão esses casos, para ver se essa nova variante tem crescido ou não no estado. Mas posso dizer que estamos otimistas. À medida que o processo de vacinação tem avançado, é menor, a cada dia que passa, o número de novos casos, de pessoas internadas e de óbitos”, disse o governador.

Zema ressaltou que, apesar do otimismo, existe “uma chance desse inimigo invisível e incontrolável ter uma mutação sobre a qual a vacina não faça efeito”.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas Gerais tem quatro casos confirmados da variante delta, dois em Belo Horizonte, um em Virginópolis, na Região do Rio Doce, e um em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O governador afirmou que considera “pouquíssimo provável” um novo fechamento das cidades. Atualmente, das 14 macrorregiões do estado, apenas uma está na onda vermelha do Minas Consciente, mais restritiva. As outras 13 estão na onda amarela ou verde.

“O que temos assistido é uma queda, todos os dias o número de casos e internações só tem reduzido. Caso essa tendência venha a ter uma reversão, o que acho muito pouco provável, mas realmente existe essa possibilidade, vamos tomar imediatamente as medidas para que ele (o coronavírus) não se propague. Mas hoje a situação é de segurança, nós estamos acompanhando”, afirmou Zema.

“Acho muito pouco provável (um novo fechamento), o que temos assistido no Brasil e fora é a vacina ser efetiva, inclusive no combate dessas novas variantes que têm surgido, mas todo cuidado é bom, todo acompanhamento é bem-vindo”, completou.

O chefe do Executivo voltou a falar que, até setembro, todos os mineiros maiores de 18 anos estarão vacinados contra a Covid-19.

Encontre uma reportagem