Ensinar à distância foi um grande desafio para os profissionais da educação e também para os alunos que estão em processo de aprendizagem. A adaptação foi imposta e necessária, diante do cenário da pandemia do Coronavírus. Com a discussão sobre o retorno das aulas presenciais depois de um longo período, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o Projeto “Literatura na Jornada da Escuta e Acolhida”, que envolveu todos os profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, gestores, cantineiros e auxiliares de serviços gerais.
Com objetivo de cuidar daqueles que cuidam, a iniciativa foi um momento de acolhimento e apoio a esses profissionais, através de encontros virtuais semanais, onde eles puderam compartilhar suas histórias e experiências. Cerca de 250 servidores participaram dessa ação, com uma proposta inovadora, técnica, de escuta e sensibilização.
Para explorar um pouco desse universo, a Secretaria Municipal de Educação produziu um vídeo, em parceria com o SERPAF (Serviços de Promoção ao Menor e à Família), que reuniu depoimentos de alguns servidores que participaram desse projeto.