Minas Gerais registra cem mortes causadas pela dengue em 2024

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais já registrou 100 mortes causadas pela dengue em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até esta segunda-feira (18), 232.789 casos da doença foram confirmados em MG e outros 372 óbitos estavam em investigação. 

Ainda de acordo com a pasta, a letalidade da dengue está em 2,75% e há quase 630 mil casos prováveis de infecção em análise. A maior parte das mortes é de pessoas entre 70 e 79 anos (20,2%), todas elas com comorbidades. 

“Em menos de três meses registramos um número muito alto de casos. A gente está vivendo um aumento exponencial de casos, que já superou todas as expectativas. É uma epidemia da dengue”, comentou o médico infectologista Estevão Urbano. 

No último 27 de janeiro, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de dengue e de chikungunya no estado. O texto autorizou a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter as arboviroses. 

Entre o conjunto de estratégias adotadas pela SES e secretarias municipais estão a abertura de leitos específicos para o atendimento de pacientes com sintomas da doença, hospitais de campanha e centrais de hidratação, além da vacinação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. 

Até o momento, foram confirmadas 20 mortes e 37.193 infecções por chikungunya em Minas. Em relação à zika, foram 14 casos positivos, mas não houve óbito pela doença.

Fonte: Globo minas.

Encontre uma reportagem