Alunos do Ensino Fundamental em Matozinhos voltam às aulas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uso de máscara – com troca no intervalo para o lanche -, proibição de contato físico e distanciamento mínimo de 1,5m. Essas são algumas das normas que os alunos do Ensino Fundamental (1° ao 5°) de Matozinhos deverão respeitar na volta às aulas presenciais, na próxima segunda-feira (16/8). 

No início deste mês, no dia 3, foi a vez das crianças da pré-escola retornarem às atividades presenciais na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na última semana de agosto, no dia 30, a volta será dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°). 

“As escolas funcionarão no Sistema Combinado de Educação, intercalando entre uma semana de atividades presenciais e outra com atividades em casa, recebendo o apoio dos professores por meio dos grupos de WhatsApp. As salas de aula estão com capacidade reduzida de alunos, portanto, caso o número de estudantes que aderiram ao retorno presencial seja superior à capacidade da sala, a turma será dividida em grupos, que estarão na escola em semanas diferentes”, explica a secretaria municipal de Educação.

  • uso obrigatório de máscara (com troca no intervalo para lanche); 
  • distanciamento mínimo de 1,5m entre alunos/alunos e alunos/profissionais;
  • uso constante de álcool gel ou lavagem frequente das mãos; 
  • proibição de compartilhamento de objetos de uso pessoal;
  • higienização constante dos ambientes e de materiais de uso coletivo;
  • aferição de temperatura na entrada;
  • proibição de contato físico;
  • obrigatoriedade da comunicação imediata em caso de sintomas ou de contato com casos suspeitos ou confirmados. 

 A secretaria ainda complementa que, nesse período de volta com alunos da pré-escola, não foi enfrentada nenhuma dificuldade que precisou modificar os procedimentos padrões. 

Comunicação com os familiares

 Segundo a secretaria de Educação, foi aplicado um questionário online e impresso, constando todos os detalhes de como seria o retorno presencial das atividades escolares aos familiares. “Em seguida, as famílias que sinalizaram a intenção de retornar com seu filho foram convocadas para receber a ‘Cartilha de Orientações para o Retorno às Atividades Presenciais nas Escolas Municipais’ e assinar um ‘Termo de Compromisso e Responsabilidade’”, esclarece a pasta.

Encontre uma reportagem