A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que entre 2020 e 2050 a alta miopia cresça 89% no Brasil e 49% no restante do mundo. A pandemia de coronavírus pode estar fazendo o Brasil superar esta estimativa.
Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier este aumento está relacionado a muitas horas com os olhos grudados em telas digitais. Isso porque, um levantamento feito pelo médico no hospital com 360 crianças mostra que o uso de celular e outras tecnologias por horas ininterruptas provoca miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar à distância. Outra causa apontada pelo oftalmologista é a falta de exposição ao sol. Isso porque, um estudo inglês realizado com 3 mil adolescentes revela a prevalência 25% menor de miopia entre os que ficam mais tempo ao ar livre.
Os vícios de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo – sem correção respondem por mais de 50% das deficiências visuais no Brasil segundo a OMS Em parte, a falta de correção está relacionada à ausência de acompanhamento médico e em parte à vaidade Queiroz Neto afirma que a miopia e a presbiopia são os problemas de refração que mais crescem no País. Os prontuários do hospital mostram que 4 em cada 10 mulheres não gostam de usar óculos.
O acompanhamento oftalmológico deve acontecer desde cedo.
A Ótica Matozinhos, que trabalha com as melhores linhas de armações, sabe que a saúde ocular está diretamente ligada ao bem estar e, por isso, enfatiza a importância de cuidar da visão.
Siga a loja no Instagram @oticasmatozinhosoficial .
ÓTICAS MATOZINHOS
(31) 3712-1423
Rua Visconde do Rio das Velhas, 124B – Matozinhos/MG
Nosso horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 08h às 18h
Sábado das 08h às 12h
@oticasmatozinhosoficial