Na manhã desta sexta-feira (22), um grupo de contadores de Matozinhos “vai se reunir com a Prefeita Zélia Pezzini para expressar preocupação com a morosidade no processo de abertura de empresas na cidade. Segundo os profissionais, há casos em que o processo se estende por meses, prejudicando tanto os empreendedores quanto a economia local.
Rogério Garcez, um dos contadores que estará presente, destacou: “Tem processo que está ficando até um ano parado. O sistema é ruim e os funcionários não realizam o serviço adequadamente, o que acaba atrasando o encaminhamento para outros setores, como meio ambiente, obras e vigilância sanitária. Às vezes, os processos até se perdem e precisamos começar do zero, o que aumenta ainda mais o tempo de espera. Prefeituras de outras cidades, como Pedro Leopoldo, por exemplo, liberam tudo em apenas três dias.”
Diante da situação, os contadores perderam a paciência e decidiram se organizar para cobrar a prefeitura. Garcez explicou: “Organizamos um grupo, pois há clientes que estão optando por abrir empresas em outras cidades devido à necessidade de obter a documentação mais rapidamente para começarem a trabalhar. Vamos solicitar mais empenho dos funcionários para agilizar o processo de abertura de empresas, pois a situação está insustentável.”
A reunião representa um esforço da classe contábil local para buscar soluções e melhorias no ambiente de negócios em Matozinhos, visando promover o desenvolvimento econômico da região e facilitar o empreendedorismo.