fbpx

Integrantes da Feirinha de Matozinhos querem a liberação para funcionamento com artesanato e venda de alimentos e bebidas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Aos poucos as feirinhas presenciais, suspensas em função da pandemia, estão retornando nos municípios mineiros. No entanto, em Matozinhos, conforme Decreto nº 3502, de 29 de julho de 2021, em seu Art. 34, que trata especificamente sobre Feiras Livres, apenas produtos de hortifrutigranjeiros estão liberados, sendo vedado o consumo in loco de alimentos e bebidas, permitindo apenas a retirada no local, o que gerou reclamações.

Para o Presidente da Associação dos Feirantes de Matozinhos, Norberto José Pereira, não existe feira sem praça de alimentação e artesanato. “Você não vê isso acontecer em lugar algum do planeta, só em Matozinhos. Não pode ter alimentação no local, mas liberam padarias, lanchonetes, restaurantes. Em Lagoa Santa, por exemplo, já liberaram há muito tempo”, reclamou.

Ainda segundo Norberto, os feirantes estão chateados, necessitando de explicações, inclusive sobre o local de funcionamento. “Não sabemos ainda nem se será realmente na Praça da Estação. Não podemos esquecer que a área onde o Fórum está sendo construída foi doada pelo município com várias promessas aos feirantes, que ocupavam o espaço. Temos registro de quando passaram o local para trabalharmos e da audiência pública. Não queremos aquele local, não é isso! Mas fomos deixados de lado”, completou.

O Por Dentro de Tudo solicitou uma resposta à Prefeitura Municipal, através de sua assessoria de comunicação. Extraoficialmente, pois não foi citado na nota enviada, o local destinado aos feirantes será mesmo na Praça da Estação, conforme apurado pelo jornal. Leia a nota na íntegra!

˜O município de Matozinhos está seguindo as deliberações do último Decreto Nº3.502 de 29 de julho de 2021, que foi elaborado obedecendo os critérios estabelecidos na onda amarela do Minas Consciente. O documento permite o funcionamento da feira livre de produtos hortifrutigranjeiros proibindo, no entanto, o consumo no local de alimentos e bebidas.

Contudo, com as melhorias dos indicadores e a ampliação da vacinação, o Comitê Estadual aprovou, no dia 12/08, o avanço do município para a onda verde. A partir disso, o Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 se reunirá nos próximos dias para rever algumas restrições, considerando principalmente, o funcionamento da feira livre”.

Encontre uma reportagem