Como havia sido anunciado nesta quinta-feira pela Prefeitura de Belo Horizonte, uma reunião, na manhã desta sexta-feira (20), reavaliou os protocolos para jogos de futebol com público na capital. No jogo de estreia com torcida no Mineirão, durante a partida entre Atlético-MG e River Plate pela Libertadores, houve aglomeração de vários torcedores sem máscaras.
A reunião teve presença dos clubes de futebol, da Minas Arena, que administra o Mineirão, e de membros da prefeitura, como o secretário de Saúde, Jackson Machado, e o secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino.
Segundo a prefeitura, para o jogo desta sexta-feira (20) entre Cruzeiro x Confiança, pela 20ª rodada da Série B, haverá restrição de horário de entrada dos torcedores no estádio para até as 21h.
Além disso, as ruas de acesso ao estádio serão interditadas pela BHTrans, com o apoio da Guarda Municipal. Somente o acesso de moradores das vias e de pessoas com o ingresso será permitido pelos agentes.
“Os guardas municipais atuarão ainda no combate a ação de flanelinhas e na manutenção da ordem pública. E apoiarão os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental coibindo à presença de vendedores ambulantes clandestinos no entorno do estádio”, disse a prefeitura.
Na próxima segunda-feira (23), haverá uma nova reunião para avaliar os dois jogos ocorridos no Mineirão e, na quarta-feira (25), a avaliação será apresentada ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para definir se haverá alguma alteração na liberação de públicos nos estádios.
“Foi uma reunião conduzida pela Secretaria Estadual de Saúde, todos empenhados em resolver o problema, lembrando que nós temos um jogo hoje à noite. Nesse jogo de hoje à noite, algumas medidas já serão implementadas. Nossa equipe do Mineirão vai ajudar a prefeitura com estrutura de proteção, com gradeamento, para que haja bloqueios, para que as pessoas que cheguem próximas ao Mineirão sejam só as pessoas que já passaram pelo processo de testagem, tenham o seu ingresso, já tenha o seu voucher de estacionamento. E também uma recomendação expressa para esse torcedor chegar até as nove da noite, uma vez que o jogo começa às nove e meia, para que a gente tenha tempo para fazer o acesso de todo mundo sem aglomeração”, diz o diretor da Minas Arenas, Samuel Lloyd.
Lloyd falou que a abertura dos portões será três horas antes da partida e as catracas, duas horas. Ele disse ainda que a prefeitura é legalmente a responsável em fazer o gradeamento, mas que a Minas Arena vai dar apoio.
Segundo ele, haverá 17 equipes compostas por seguranças, brigadistas e enfermeiros que estão treinadas em cobrar o uso obrigatório da máscara.
“É proibido entrar no estádio sem máscara”.
Lloyd falou que, caso a regra seja descumprida por algum torcedor, ele poderá ser retirado do estádio. Ele contou também que a Minas Arena vai rastrear torcedores por cinco dias após o evento para saber se houve algum caso positivo de Covid-19.
Ainda segundo ele, o público previsto é de até 10 mil torcedores, menor do que o de Atlético-MG e River Plate, que foi de aproximadamente 17 mil pessoas.