Na contramão de algumas cidades mineiras, Matozinhos avança em mais uma etapa da vacinação contra a COVID-19. Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde irá imunizar jovens de 18 a 21 anos. Na corrida contra o tempo para garantir a vacinação do maior número de pessoas possível e, diminuir o registro de casos graves e mortes pela doença, o município se destaca entre as cidades da região metropolitana por abranger essa faixa etária neste momento.
É válido lembrar que a vacinação contra a COVID-19, em Matozinhos, começou timidamente, no dia 19 de janeiro de 2021. Nesta data, o município recebeu apenas 121 doses da Coronavac, o que não era suficiente para a imunização de toda a população matozinhense. A primeira pessoa vacinada foi a servidora Maria Célia, técnica de enfermagem, seguida por mais seis profissionais da UPA 24h, além deles, os 15 idosos acolhidos no Lar São Judas Tadeu, que também foram vacinados neste primeiro momento.
De lá para cá, o processo de vacinação na cidade foi sendo organizado de acordo com as doses enviadas pelo Estado, considerando uma logística elaborada pela Secretaria Municipal de saúde, para evitar filas e aglomerações. Foram priorizados os profissionais da saúde que estavam na linha de frente do atendimento de casos de COVID, pessoas institucionalizadas e privadas de liberdade. Em seguida, foi adotada a vacinação em domicílio, dos idosos, para evitar que fossem expostos nas ruas. Para atender aos demais públicos, o formato escolhido foi o drive-thru. Dessa forma, Matozinhos conseguiu caminhar com a Campanha de Vacinação contra a COVID-19, se tornando referência em agilidade, segurança e bom atendimento à população.
Até agora, o município recebeu o total de 37.501 doses, sendo aplicadas 23.818 (1ª dose), 7.446 (2ª dose) e 1006 (dose única). O quantitativo restante dessa soma, equivale à segunda dose que ainda será aplicada e também às primeiras doses dos públicos que ainda não foram vacinados.