O eleitor que não tem os dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral só poderão usar o autoatendimento pela internet até esta segunda-feira (8). Isso significa que quem não tem a biometria não poderá mais solicitar emissão, transferência ou regularização do título pelo portal do TSE, o Título Net. O atendimento presencial, entretanto, continua funcionando normalmente até o dia 8 de maio.
Além disso, jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor devem iniciar o seu alistamento pelo Autoatendimento Eleitoral também até a segunda-feira (8). Por outro lado, eleitores que já estão com a situação biométrica em dia podem continuar usando o Título Net até o dia 8 de maio.
A emissão do título pode ser realizada presencialmente, no Cartório Eleitoral, ou de forma on-line, pelo site do TSE. Quem ainda não cadastrou a biometria pode ser convocado a comparecer a um Cartório Eleitoral para fazer a coleta.
Para regularizar o título, seja presencialmente ou pelo portal do TSE, é preciso apresentar:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
- No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município. A data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é 8 de maio e é possível conferir a sua situação eleitoral no Portal do TSE.
Fonte: O Tempo.