Com lançamento no dia 13 de abril, a iniciativa funcionará como museu a céu aberto e resgatará memórias da cidade
No próximo sábado, 13 de abril, às 16h30, o Mercadão de Lagoa Santa irá receber o evento que marca o primeiro dia do projeto “Museu Território – Caminhos de Lund”. A iniciativa busca lançar Lagoa Santa como uma espécie de museu a céu aberto, dando visibilidade a relevantes espaços de memória da cidade e fortalecendo sua identidade cultural.
.
Para esta primeira fase do projeto foram escolhidos cinco lugares de memórias da cidade de Lagoa Santa. São eles a Praça Dr. Lund, o Museu Caale – Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, a Igreja do Rosário, o Horto Florestal e o Túmulo de Dr. Lund. Em comum, todos esses lugares possuem o fato de estarem ligados direta ou indiretamente à trajetória do paleontólogo dinamarquês Peter Lund.
.
Em cada um destes lugares de memória haverá um totem, sinalizando-os. Cada totem conterá um texto com informações do lugar de memória em questão e um QR Code que, por sua vez, irá direcionar a um vídeo exibindo imagens do ponto.
.
Ana Paula Marchesotti, da Cia. Memoriana, realizou a pesquisa que deu origem ao projeto. Mestre em História, ela é autora da biografia Peter Wilhelm Lund: O naturalista que revelou ao mundo a pré-história brasileira. “Sempre quis criar algo com o olhar do Lund”, diz, ressaltando como a figura do dinamarquês que apresentou Lagoa Santa ao mundo está inserida na identidade da cidade.
.
Mercadão de Lagoa Santa irá sediar o primeiro dia do evento
.
O Mercadão de Lagoa Santa irá sediar o primeiro dia do evento. A ocasião irá acontecer no dia 13 de abril, sábado, às 16h30. Quem estiver presente poderá conferir os totens que, na semana seguinte, serão inseridos nos cinco lugares de memória selecionados para a primeira fase do projeto.
.
A abertura do projeto também será marcada pelas falas de Ana Paula Marchesotti e Andrea Caroline Correia Silva, coordenadora geral do projeto. Voluntária da Associação Multicultural TRIBAES, Andrea elogia o Mercadão de Lagoa Santa. “É um espaço onde é possível trabalhar a cultura e o turismo”, diz, ressaltando que tal iniciativa ajuda a fortalecer a cidade e o seu comércio como um todo.
.
O projeto “Museu Território – Caminhos de Lund” está sendo executado através de Emenda Parlamentar da deputada estadual Ana Paula Siqueira. Também conta com patrocínios de empresas privadas como a InetVip e o próprio Mercadão de Lagoa Santa. “Sem apoio, não conseguiríamos realizar a primeira fase do projeto”, diz Ana Paula, ressaltando como o apoio privado é fundamental para o momento atual do Museu Território e para a inserção futura de novos lugares de memória da cidade ao projeto.
.
Além do desdobramento em novas etapas, as realizadoras do projeto “Museu Território – Caminhos de Lund” também pretendem ampliá-lo através de formações de professores e visitas guiadas de estudantes para divulgação, avaliação e potencialização do Museu.
.
Mercadão de Lagoa Santa
.
Além de abrigar várias lojas de serviços, moda, beleza, decoração, artesanato e tecnologia, ao lado de bares, empórios e restaurantes com diversas opções gastronômicas, o Mercadão de Lagoa Santa investe em diversas ações que promovem a cultura e a arte, fazendo jus ao título de Polo Cultural, Gastronômico e Turístico de Lagoa Santa. Com atrações para todos os gostos e faixas etárias, que passam por exposições de arte, apresentações musicais e pontos instagramáveis, é o lugar ideal para passeios em família.
.
Perfis no Instagram:
.
@mercadaointernacional.oficial
@museucaminhosdelund
@cia_memoriana
SERVIÇO:
Endereço: Av. Das Árvores, 290 – Jardim Ipê, Lagoa Santa.
Classificação: livre.
O acesso ao Mercadão é gratuito.
Estacionamento gratuito de terça a quinta-feira e nas sextas-feiras até às 18h (exceto nos feriados).