Uma carreta que transportava 32 toneladas de manganês foi apreendida na última quinta-feira (2) pela Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), em Marabá, sudeste do Pará. O veículo foi abordado no km 9 da rodovia Transamazônica durante fiscalização de rotina na rodovia.
Segundo a Sefa, a equipe de fiscalização verificou na documentação que a empresa responsável pelo material não estava habilitada para exercer a atividade legalmente. O caminhão saiu de Senador José Porfírio, sudoeste do estado, e tinha como destino à cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais.
“Além da empresa ser uma madeireira e não exercer a atividade de comercialização de minério, foi constatada a simulação do pagamento do ICMS, e a ilegalidade do produto”, explicou Gustavo Bozola, coordenador da unidade fazendária de Marabá.
Após a apreensão, o órgão estadual acionou a Polícia Federal (PF), que ouviu o depoimento do caminhoneiro. Em seguida, o suspeito foi liberado porque foi constado que ele não possuía mais informações sobre a carga.
A carreta foi apreendida pela PF e permanecerá retida até que a mercadoria seja transferida para um local apropriado, quando o motorista terá seu veículo restituído.