A Polícia Militar, a Guarda Municipal e a BHTrans se preparam para o movimento de manifestantes no 7 de setembro em Belo Horizonte e possíveis tumultos nesse. Na véspera do feriado do Dia da Independência, grades de proteção foram instaladas na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de BH.
A prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal e a BHTrans, juntamente com as demais forças de segurança, se reuniram com os organizadores de manifestações populares para fazer o alinhamento de trajetos e horários com intuito de evitar aglomerações e possíveis confrontos entre os participantes.
Além disso, a PBH garante que os guardas municipais estarão empenhados em auxiliar os agentes de trânsito na garantia da fluidez das vias públicas e no monitoramento de estações do Move, atuando também no patrulhamento preventivo das praças, parques e nas imediações de unidades de saúde, de educação e de demais instalações da prefeitura.
“Tais ações serão otimizadas com o monitoramento de imagens captadas pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que com suas 2.595 câmeras espalhadas pela cidade, possibilitam a identificação e prisão em flagrante de autores de delitos, bem como o encaminhamento dos envolvidos às Centrais de Flagrantes (Ceflans) da Polícia Civil, para as devidas providências”, informou a PBH, em nota.
Trânsito e transporte no 7 de setembro em BH
A BHTrans vai realizar desvios operacionais do trânsito e do transporte coletivo de acordo com os fechamentos que forem realizados. “Os empregados da BHTrans estarão empenhados em monitorar o trânsito e o transporte coletivo nas áreas das manifestações”, informou a empresa.
Vale lembrar que nesta terça (7/9)os ônibus do transporte coletivo vão circular com quadro de horários de domingos e feriados. Os usuários podem consultar os quadros de horários das linhas municipais no Portal da Prefeitura e também pelo aplicativo SIU MOBILE.
Segurança dos manifestantes
A PM promete atuar com estrutura semelhante à de carnaval e eleição, quando até 90% do efetivo vai para as ruas. O esquema de segurança foi montado para evitar que os contrários se encontrem.
“Todas as unidades do estado. Estamos trabalhando para esse evento com estrutura semelhante a de carnaval e eleição, ou seja, praticamente de 80% a 90% do efetivo operacional da Polícia Militar, em torno de 36,35 mil homens empregados no 7 de Setembro nos diversos turnos do dia”, afirmou nesta sexta-feira o coronel Eduardo Felisberto Alves, chefe do Estado Maior da PM de Minas Gerais.
Além disso, o coronel informou que haverá, excepcionalmente no 7 de setembro, uma sala de crise na Cidade Administrativa com a presença de órgãos de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e “outros órgãos de controle externo”, disse.
Trajetos dos protestos do 7 de setembro em BH
Os protestos do Dia da Independência, que estavam marcados para o mesmo lugar e horário, tiveram trajetos e pontos de encontro alterados para evitar tumulto.
Atos a favor do presidente Bolsonaro
- A manifestação com bolsonaristas terá início com uma carreata, cuja concentração está marcada para as 9h, no entorno do Estádio Mineirão, na Pampulha.
- Às 10h, os veículos começarão a se movimentar por vias como as avenidas Carlos Luz e Pedro II, além do Elevado Dona Helena Greco e a Avenida Bias Fortes.
- O destino é a Praça da Liberdade.
Atos contra o presidente Bolsonaro
- O tradicional Grito dos Excluídos, composto por opositores a Bolsonaro, tem concentração marcada para as 10h na Praça Afonso Arinos, no Centro de BH.
- Os manifestantes descerão pela Álvares Cabral e Afonso Pena, até a Praça Sete.
- O ato terminará na Praça da Estação.