A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi considerada a melhor instituição pública pela edição 2022 do ranking mundial da Times Higher Education (THE). Em relação às melhores do mundo, a universidade ficou na faixa 601-800, mesma posição alcançada na edição anterior.
Além disso, a UFMG permanece como a quinta melhor universidade da América Latina e a terceira melhor instituição de ensino superior do país, conforme o levantamento.
Segundo a universidade, os cenários nacional e regional são os mesmos citados na versão latino-americana da pesquisa divulgada em julho.
“Nossa posição de destaque se justifica pelo grande esforço institucional, em especial por parte dos pesquisadores. A UFMG vem apresentando melhora continuada nos indicadores de pesquisa, ensino e captação de recursos da indústria”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, professor Mário Montenegro Campos.
A UFMG oferece desde 2012 dados para avaliação da THE. Dentre os critérios para participar da lista, está à oferta de cursos de nível de pós-graduação.
De acordo com o estudo, a Universidade de São Paulo (USP) permanece como a melhor instituição de ensino superior do Brasil e, na sequência, a Unicamp.
Nível mundial
Em escala mundial, ocupam as três posições, nesta sequência, a Universidade de Oxford, do Reino Unido, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos (EUA).
Para fazer a avaliação, a THE agrupa critérios em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizado), Pesquisas (quantidade, investimentos e reputação), Citações (influência e alcance da sua produção científica), Perspectiva internacional (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e Renda na indústria (capacidade de uma universidade contribuir com o setor industrial por meio de inovações, invenções e consultorias).
THE
A Times Higher Education (THE) é uma publicação inglesa sobre conteúdos relacionados à educação superior. Vinculado ao jornal The Times, os rankings produzidos estão entre os mais conceituados do mundo.