As igrejas, restaurantes, lanchonetes e academias terão o funcionamento liberado a partir desta sexta-feira, dia 19, em Matozinhos. O novo decreto foi publicado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura Municipal, com as regras e determinações que deverão ser cumpridas. A informação foi repassada pelo Prefeito Antônio Divino durante reunião com mais de 100 representantes destes setores, nesta tarde, no Ginásio Poliesportivo. Bares não entraram neste decreto e podem funcionar apenas por Delivery/Pegue e leve.
“Vim comunicar como será essa nova etapa. Existem regras que devem ser seguidas para que nenhum de nós possa responder por crime de saúde pública. Vamos continuar nossa caminhada com coragem em nossas determinações. A decisão não é fácil, e que isso não sirva de sofrimento para nossa comunidade. Se os índices começarem a crescer, significa que erramos, e teremos que rever”, disse o Prefeito Antônio Divino em seu pronunciamento.
Ainda segundo Divino, a flexibilização se deu após reunião com o Comitê de Combate ao COVID, nesta quarta-feira, com a presença do Promotor de Justiça. “Convidamos o Promotor. Ficou determinado pela maioria que iriamos permitir o retorno das igrejas, academias e restaurantes, que servem comida. Bares não entrarão neste decreto, mas podem comercializar por delivery/pegue e leve”, completou.
As regras estão contidas no novo decreto, porém, algumas foram repassadas pelo gestor municipal. No entanto, é imprescindível que todos leiam o documento quando publicado para seguirem fidedignamente as determinações. Confira abaixo.
Igrejas
– Limitado a 30% da capacidade;
– Pode ser realizada vários cultos ao longo do dia, desde que façam intervalos de uma hora entre eles para higienização;
– Haverá espaçamento obrigatório de cadeiras;
– Se for banco, é obrigado a marcação do espaço proibido;
– Continuam suspensos os espaços Kid’s.
Restaurantes e lanchonetes
– Limitado a 50% da capacidade;
– Um funcionário do estabelecimento que serve para todos (evitando que clientes manuseiem os talheres para servir comida), ou o próprio cliente serve com seu talher;
– Controle de entrada e saída.
Academias
– Limitado a 50% da capacidade;
– Deverão higienizar equipamentos constantemente;
– Distanciamento de aparelhos;
– Controle de entrada e saída.
Confira na íntegra Decreto Nº 3.366: https://bit.ly/2YLpR3f
Fiscalização mais rígida – “Assumimos o compromisso de fiscalizar. Essa é uma confiança que está sendo depositada. Se daqui a 15 dias, o índice de infectados aumentar consideravelmente, corremos o risco de fecharmos tudo novamente”, completou Divino.
Além disso, todos os representantes de estabelecimentos assinarão um termo de responsabilidade, e isso é condicionante para que possam funcionar/reabrir.
O novo decreto estará em vigor a partir desta sexta-feira..
Também participaram da reunião a Subsecretária em Vigilância em Saúde, Helen Mallet, e o setor de fiscalização municipal através do Mateus.
Não houve entrevista no final da reunião.
Reportagem: Ronaldo Araújo.