Os termômetros em Belo Horizonte podem atingir até 34ºC ao longo da semana. A alta amplitude térmica associada à baixa umidade relativa do ar deixam o clima próximo ao de deserto. Não há previsão de chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a grande variação da temperatura durante o dia e o clima seco são características similares às regiões desérticas. Entre esta segunda-feira (13) e quarta (15), a mínima prevista na capital é de 18ºC, enquanto a máxima tende a atingir 34ºC. A partir de quinta-feira (16), o calor deve diminuir, com temperaturas de 17ºC a 30ºC.
O tempo seco também permanecerá na metrópole ao longo dos próximos dias. A estimativa do órgão é que a umidade relativa do ar gire em torno de 20% e 30%. Os pontos mais críticos são no período da tarde, entre 15h e 16h.
A elevação da temperatura e a redução da umidade são consequências de uma massa de ar quente, que é comum nessa época do ano. O período entre o final do inverno e início da primavera forma esse ar seco, que é caracterizado pelo calor e falta de chuvas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 50% e 80%. Números abaixo disso são prejudiciais para a saúde, podendo causar desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.