Mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, a Capela Curial São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, está prestes a receber um novo título. No próximo dia 4 de outubro, segundo a Arquidiocese de BH, a igrejinha projetada por Oscar Niemeyer e que faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha se tornará o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis.
Entre os dias 1º e 4 de outubro será celebrada a Festa de São Francisco de Assis e, neste ano, ela será marcada pela solenidade para a instalação do novo título da igreja.A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, no dia 4 de outubro, às 18h.
De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o título de santuário é dado para as igrejas que possuem a características de receber peregrinos de lugares distantes. De posse do título, o santuário tem a obrigação de ampliar suas atividades a partir de três pilares da igreja: evangelização, cultura e a ação social.
A Arquidiocese informou que essas ampliações já estão sendo feitas. No âmbito cultural, por exemplo, além de ter o momento de fé na igreja, o fiel também pode agendar uma visita guiada onde é possível conhecer um pouco mais sobre as obras da igreja, como os 14 quadros de Cândido Portinari que ilustram cenas da via-sacra. No campo de ação social, a expectativa da Arquidiocese de BH é de que a mensagem de cuidado com o planeta, de economia de água, energia e outros recursos sejam constantemente passados para os fiéis.
Muito o que comemorar
O futuro reitor do santuário, o padre Ednei Almeida Costa destaca a importância do título. “Estamos iniciando um momento muito especial, em que escreveremos uma singular página na história da Igreja São Francisco de Assis. Esse relevante título mostra ainda mais a importância de nosso templo, ícone religioso e cultural, lugar especial de peregrinação e acolhimento”, disse.
Ele garante que as comemorações vão seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19. “Ao iniciarmos a Festa de São Francisco de Assis, ainda no contexto da pandemia, seguimos as diretrizes da nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, que orienta o cuidado e a preservação da vida, em comunhão com as indicações das autoridades municipais em saúde”, disse.
A igrejinha da Pampulha fica aberta todos os dias, de 8h às 17h. Já as missas ocorrem aos domingos, às 7h, às 10h e às 18h.
Programação
A festa em comemoração ao dia de São Francisco de Assis vai contar com diversas atividades, que vão desde missas, oração do Terço, Adoração Eucarística, benção aos animais domésticos, repicar dos sinos, visitas panorâmicas, distribuição de mudas, concurso fotográfico, dentre outras. A programação completa pode ser conferida no site da Arquidiocese de BH
A celebração da instalação do Santuário será transmitida pela TV Horizonte (30.1 HDTV), Rádio América (AM 750) e pelas redes sociais da Arquidiocese. Para mais informações, basta procurar a Arquidiocese pelo WhatsApp: (31) 9 8876-3047.