Um vídeo feito de dentro do ônibus “engolido” pela água em Capinzal, no Oeste de Santa Catarina, mostra o momento em que o veículo cai em uma vala antes de ser evacuado. O motorista conseguiu tirar as 12 crianças pela saída de emergência do teto, e ninguém ficou ferido, segundo a prefeitura.
Clique no link para assistir o vídeo: https://www.instagram.com/reel/C6l9BdQOdCb/?igsh=MXdxaTd6MmNzNGtoZw==
O ônibus tenta passar na área alagada e, conforme as imagens, só para ao cair na vala(assista acima).
Uma das estudantes que estava no veículo, Rubia Sofia Rosa, de 14 anos, contou à NSC TVque a rua encheu muito rápido. Os alunos tinham entre 12 e 15 anos.
“O motorista foi tentar passar e, quando ele viu, o ônibus caiu na valeta e ficou virado. E a gente tentou ligar para a emergência, e não conseguiu. Ele quebrou o vidro, mas sabíamos que ele não ia conseguir sair pelo vidro porque ia cair na água. Aí pensou em sair pelo teto”, comentou.
Inicialmente, o município informou ao g1 que os estudantes foram retirados por uma janela. O motorista, Leomar Ribas, explicou em seguida que precisou usar a saída de emergência do teto do veículo. Para chegar à superfície, eles pularam para um barranco às margens da via.
O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (2), no caminho para deixar os alunos em casa.
Motorista diz que foi surpreendido
O motorista contou que foi surpreendido com a enchente. “Uma ponte escapou, represou a água e jogou para a rua. Foi de encontro ao ônibus rapidamente, questão de segundos, que não deu tempo do ônibus… A única coisa foi parar. Já não dava para voltar mais também”, relatou Ribas.
Ele disse que fez vários cursos sobre situações de emergência e primeiros-socorros, que o ajudaram na decisão sobre o que fazer na hora.
“O que restou foi a saída de emergência do teto, onde eu verifiquei um lugar seguro para pular no seco. Pulei. Os alunos foram saindo, fui pegando um por um, saindo em segurança, graças a Deus, e deu tudo certo”, declarou.
Depois de sair do ônibus, o grupo procurou o vizinho mais próximo para relatar o que ocorreu e pedir ajuda.
Conforme a Secretária de Educação do município, Veranice Lovatel, a foto que mostra o ônibus parcialmente submerso foi feita cerca de duas horas depois da retirada dos estudantes, quando a água já havia subido. As crianças foram retiradas em segurança, segundo ela.
Fonte: Globo.