Termina nesta quarta-feira (8), em todo o Brasil, o prazo para que eleitores possam regularizar sua situação eleitoral para estarem aptos à votação nas eleições municipais de 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir da próxima quinta-feira (9), o cadastro eleitoral estará fechado para que a Justiça possa se organizar para a logística das votações que ocorrerão, em primeiro turno, no dia 6 de outubro.
Para consultar a situação eleitoral, clique aqui. Neste link, o eleitor fica sabendo se está quite com a Justiça Eleitoral e se possui identificação biométrica.
De acordo com o TSE, há duas formas de regularizar a situação ou realizar algum serviço eleitoral. A primeira é pela internet, mas só está disponível para os eleitores que já possuem o cadastro biométrico.
A segunda é presencial, para quem ainda não tem a biometria cadastrada. Nesse caso, o eleitor deve levar documento de identificação com foto (exceto a Carteira Nacional de Habilitação, se for tirar o título) e comprovante de residência. Pessoas do gênero masculino que completam 19 anos em 2024 devem apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
Fonte: Itatiaia.