Prevenção de acidentes e controle de velocidade. Esses foram os objetivos do governo de Minas para a contratação e instalação de 598 novos radares nas estradas mineiras. A expectativa é reduzir atropelamentos e batidas, além de contribuir com o respeito à legislação de trânsito.
De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o número de pontos fiscalizados deve aumentar de 467 para 1.065 pontos. A empresa vencedora da licitação deverá fazer levantamentos para a instalação dos radares em novos locais.
Ainda segundo o DER-MG, os novos radares só começarão a funcionar após ampla divulgação. Os aparelhos vão funcionar em caráter educativo nos primeiros dias que antecederem o início da operação.
“Com a ampliação dos contratos de fiscalização eletrônica de velocidade, além de inibirmos o desrespeito à lei em um número maior de rodovias, estamos contribuindo para o aumento da segurança viária nos trechos sob a responsabilidade do Estado. Os investimentos são de R$ 104 milhões para os primeiros 30 meses de contrato, que podem ser prorrogados por igual período”, comentou Robson Santana, diretor geral do DER-MG.