A Guarda Civil Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, resgatou, nesta sexta-feira (17), um veado-catingueiro. A suspeita é que o animal silvestre tenha fugido de um incêndio em uma mata próxima. Ele estava com as patas queimadas e foi parar em uma casa no bairro Nova Contagem.
A corporação recebeu um chamado, por volta das 17h, com informações de que o bicho estava correndo pelas ruas do bairro havia dois dias.
Segundo o coordenador da equipe ambiental da Guarda Municipal, Paulo Loureiro, assustado, o animal acabou prendendo o pescoço na grade de uma casa. O dono da residência conseguiu soltá-lo e acionou os agentes.
“Quando nós chegamos, ele estava dentro da casa, deitado em um canto. As patinhas dele estavam bem gastas, sangrando bastante, pode ser devido a queimadas ou ao asfalto quente”, explicou.
Os guardas conseguiram segurar as patas do veado-catingueiro e colocá-lo na viatura. O bicho foi encaminhado para uma clínica veterinária credenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com Loureiro, esse tipo de resgate exige bastante cautela. Por isso, a orientação é que, caso as pessoas se deparem com um animal silvestre, não tentem capturá-lo e acionem imediatamente a Guarda Municipal.
“Pelo fato de esse animal viver muito agitado na natureza, correndo de um lado para outro, quando ele é capturado e condicionado em um local fechado, o estresse dele vai ao máximo. Neste momento ou posteriormente, ele pode sofrer uma parada cardíaca e morrer”, disse.
Segundo a Guarda Civil de Contagem, este é o primeiro caso de socorro a veado na cidade em 2021. Outros dois animais da mesma espécie já tinham sido encontrados em situação similar em anos anteriores.