fbpx

Escola de Música da Fundação Dirce Figueiredo inaugura nova sede nesta sexta-feira em São José da Lapa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A casa localizada à Rua Coronel Virgílio Machado, 117, no centro de São José da Lapa, irá abrigar um novo espaço para formação de músicos: a Escola de Música – Fundação Dirce Figueiredo, que possui experiência e tradição de mais de 10 anos na formação de músicos. A escola pretende transformar São José da Lapa em cidade referência no ensino de cordas e também na construção de instrumentos não convencionais.

A inauguração da nova escola vai acontecer no dia 24 de maio, sexta-feira, e contará com a apresentação da Orquestra Amare, que nasceu nas salas de aula da Fundação Dirce Figueiredo e que vem há mais de 10 anos formando jovens músicos e realizando concertos em diversas cidades brasileiras.  

A Escola de Música – Fundação Dirce Figueiredo conta com o patrocínio da Lhoist, que está realizando intervenções na infra-estrutura do espaço onde acontecerão as aulas. Para dar início às atividades, a escola selecionou 70 alunos para os cursos e oficinas gratuitos que serão ofertados inicialmente para alunos entre 7 e 18 anos, mas também haverá vagas para faixas etárias que extrapolam essa faixa etária. As aulas terão início no dia 3 de junho.

A consultora pedagógica da escola, Cláudia Cimbleris, afirma que os cursos foram montados a partir das necessidades de São José da Lapa e que todos os esforços foram pensados para transformar a cidade num pólo de referência no ensino de instrumentos de cordas, como violino e viola. A médio prazo, a escola também pretende formar uma orquestra de cordas em São José da Lapa que se unirá à Orquestra Amare de Matozinhos.

“Minas Gerais já possui grande tradição no ensino de instrumentos de sopro e também percussão. Não temos a tradição do ensino em instrumentos de cordas. E esse é um grande desafio para a nossa escola. Vamos transformar São José da Lapa em uma cidade referência no ensino de cordas em Minas Gerais e, quem sabe, no Brasil”, comenta Cláudia Cimbleris.

Outra grande novidade é a oficina de construção de instrumentos, que tem o objetivo de apresentar o universo da lutheria através da criação e construção de instrumentos peculiares e originais, a partir de diversas técnicas e materiais como madeira, vidro, cordas, etc. “Também queremos transformar São José da Lapa em uma cidade pólo na criação de instrumentos não convencionais”, comenta Reginaldo Santos, diretor artístico da Fundação Dirce Figueiredo.

As aulas serão ministradas por uma equipe, formada por professores com experiência e habilidade no ensino musical, como Josefina Cerqueira, Avelar Júnior, Léo Dias e Gerry Varona, que se juntarão aos professores que já ministram as aulas em Matozinhos. Além das oficinas de viola, violino e construção de instrumentos, os alunos terão aula de Percepção, Criação e Teoria Musica e podem se inscrever para aulas de canto coral. Para todas as aulas serão disponibilizados os instrumentos musicais.

Também estão previstas masterclasses, workshops, palestras e mostras, etc, ao longo do ano letivo com o objetivo de oferecer à sociedade musical de São José da Lapa, reciclagem e aprofundamento em assuntos da música que sejam relevantes para o progresso artístico e cultural do município. Estas atividades acontecerão sempre às sextas e sábados e terão divulgação prévia.

Fundação Dirce Figueiredo

Nascida em 2006 com o objetivo de atender as demandas culturais e sociais de Matozinhos e região, a Fundação Dirce Figueiredo é uma instituição dedicada à música, cultura e educação que visa contribuir para a transformação e valorização da pessoa humana. 


Orquestra Amare
Criada em abril de 2013, a Orquestra Amare não é apenas uma expressão artística, mas uma fonte vibrante de transformação que promove a educação musical com foco nos aspectos educativos como criatividade, estímulo ao trabalho em equipe,solidariedade, formação de valores e atitudes ético-sociais.


Serviço:
O quê. Inauguração da sede da Escola de Música – Fundação Dirce Figueiredo em São José da Lapa
Quando. 24 de maio, sexta-feira
Onde. Rua Coronel Virgílio Machado, 117, no centro de São José da Lapa
Para convidados

Encontre uma reportagem