Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do país têm acesso à internet com velocidade adequada. O levantamento foi feito em 32.379 instituições públicas com mais de 50 alunos no principal turno.
Dos locais analisados, apenas 3.640 unidades contavam com internet com velocidade de download igual ou superior a 1 Megabyte por segundo (Mbps), recomendada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do governo federal.
Segundo o supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, Paulo Kuester Neto, a tecnologia da informação tem se tornado cada vez mais relevante no ambiente escolar, destacando a importância de uma conexão à rede apropriada para atender a todos os estudantes.
Apesar de um aumento na oferta de internet com conexão adequada nas escolas públicas nos últimos anos, ainda há espaço para melhorias. A pesquisa também revelou diferenças regionais, com o Norte apresentando menor cobertura e qualidade de conexão.
Com base em dados do Censo Escolar da Escola Básica, o estudo mostrou que das 137.208 escolas estaduais e municipais no país, 89% estão conectadas à rede, mas apenas 29% contam com computadores, notebooks ou tablets para acesso às redes pelos alunos.