Moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, e que residem em imóvel residencial já podem se inscrever na Tarifa Social da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Atualmente, a Copasa conta com 789,4 mil famílias cadastradas, mas busca duplicar esse número para alcançar outras famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde atua.
O processo é simples: os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e solicitar o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, é necessário entrar em contato com a Copasa, apresentando a “Folha Resumo”, CPF, comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel. Após a análise da documentação, o desconto será concedido na próxima conta.
Clientes que já têm o benefício têm até 25 de junho para efetuar a atualização. Belo Horizonte, por exemplo, possui 165 mil famílias potenciais para receber o benefício, mas apenas pouco mais de 81 mil estão inscritas.
No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários, porém, aproximadamente 288 mil correm o risco de perder o benefício por falta de atualização no CadÚnico.