Servidores civis e militares de Minas Gerais podem ter seus salários reajustados em 3,62% retroativo a janeiro de 2024. O projeto de lei foi aprovado em 1º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (29/5), mas ainda precisa ser votado em 2º turno na próxima semana devido ao grande número de emendas apresentadas.
O governador Romeu Zema (Novo) havia proposto o reajuste, mas algumas das mais de 50 emendas pedem um índice maior, chegando a 10,67% para todas as categorias. Apesar da aprovação, servidores protestaram contra a proposta, considerando-a insuficiente para repor as perdas com a inflação.
O líder da oposição na ALMG, Ulysses Gomes (PT), criticou a falta de quórum que impediu a análise das emendas, chamando-a de “estratégia que demonstra o desinteresse total do governo em dialogar com os servidores”.
O projeto prevê que o reajuste beneficie 610 mil servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta do estado, com um impacto anual de R$ 1,7 bilhão. A votação final do projeto está prevista para a próxima semana.
Foto: Guilherme Dardanhan