Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, registrou dois casos de febre oropouche, doença transmitida pelo mosquito “borrachudo” e com sintomas semelhantes aos da dengue. A prefeitura informou nesta quarta-feira (29) que os pacientes estão bem e sob monitoramento.
Inicialmente tratados como dengue, os casos foram confirmados como febre oropouche após exames na Fundação Ezequiel Dias (Funed). A doença, causada pelo vírus Oropouche, pode apresentar febre, dor muscular, dor de cabeça intensa e diarreia.
Sobre a Febre Oropouche
Transmitida pelo mosquito do gênero Culicoides, conhecido como “borrachudo”, “maruim” ou “mosquito pólvora”, a febre oropouche surge em áreas alagadas com matéria orgânica em decomposição. Não há vacinas ou antivirais específicos para a doença; o tratamento envolve analgésicos, reidratação e repouso.
Medidas Preventivas
A prevenção inclui evitar áreas com muitos mosquitos, usar roupas que cubram o corpo, aplicar repelente e manter o ambiente limpo. O secretário de saúde, Walisson Medeiros, enfatiza a importância dessas medidas para evitar a proliferação do mosquito.