fbpx

Operação da PF investiga contrabando de migrantes para os Estados Unidos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Policiais federais cumpriram, na manhã desta sexta-feira (24), mandado de busca e apreensão em Fundão, na Região Metropolitana do Espírito Santo, em uma operação que investiga o contrabando de migrantes para os Estados Unidos.

De acordo com a Polícia Federal, a ação contou com a participação de 10 policiais e teve como objetivo, além do cumprimento da ordem judicial, a obtenção de novos elementos de prova para a conclusão das investigações.

Ainda segundo a PF, estão sendo investigadas duas pessoas pelo envolvimento na promoção de migração ilegal para os Estados Unidos. Uma delas, inclusive, já foi indiciada e presa pelo mesmo crime em investigações realizadas pelo Grupo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Polícia Federal de Minas Gerais. Os nomes dos investigados não foram divulgados.

No local da busca e apreensão foram encontradas 10 pessoas, sendo sete adultos e três crianças, em condições precárias, inclusive em barracas de camping. Inicialmente as pessoas confirmaram as suspeitas da polícia e seguiram para a Superintendência da PF, onde serão ouvidas e liberadas.

A PF disse que os investigados atuariam recrutando pessoas no Espírito Santo e em Minas Gerais com a finalidade de promover sua emigração ilegal do Brasil para os Estados Unidos, pela fronteira do México.

As investigações apontam que cada recrutado pagaria até 30 mil dólares pelo “pacote de serviços” que garantiria a chegada em solo americano.

Em Fundão, a dupla estabeleceu, segundo a PF, um verdadeiro entreposto de espera, um local onde aguardavam pela preparação de documentos, compra de passagens e demais arranjos necessários para a entrada irregular nos Estados Unidos.

Encontre uma reportagem