Os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovaram diversas medidas para fortalecer a resposta global a pandemias, como a Covid-19 e a varíola dos macacos (mpox). A emenda ao Regulamento Sanitário Internacional, adotado em 2005, visa criar uma “emergência de pandemia” focada em auxiliar países em desenvolvimento a obter melhor acesso a financiamento e produtos médicos, conforme anunciado pela OMS.
O acordo foi alcançado durante o encerramento da Assembleia Mundial da Saúde, após o adiamento dos planos de adotar um tratado pandêmico mais abrangente, principalmente devido a desacordos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre a partilha de tecnologia e agentes patogênicos desencadeadores de surtos.
Apesar disso, os países concordaram em finalizar as negociações sobre o acordo pandêmico até o final do ano. Segundo a OMS, uma “emergência de pandemia” é definida como uma doença transmissível com ampla disseminação geográfica ou alto risco de atingir esse nível, excedendo ou podendo exceder a capacidade dos sistemas nacionais de saúde para responder. Essa emergência também causaria ou poderia causar perturbações econômicas ou sociais substanciais e exigiria uma ação internacional rápida.
Com informações da AFP e Agência Estado.