Ativistas pelos direitos dos animais denunciam uma mata de um lote no bairro Xangri-Lá, no lado de Ribeirão das Neves, que é utilizado para abandono de animais – vivos ou mortos. Ainda de acordo com a queixa, haviam mais de 20 bichos abandonados, além de aproximadamente 100 cadáveres de gatos, cachorros e pássaros.
Segundo os ativistas, nesse sábado (25), um casal de gatos foi encontrado amarrado em um lençol com sinais de espancamentos, com filhotes ainda mamando na mãe, que estava praticamente morta. Na manhã deste domingo (26), os denunciantes estiveram no local para resgatar esses e outros animais e levá-los para pessoas que pudessem os resgatar.
Entre os animais abandonados no local haviam adultos e filhotes. Há ainda cerca de cem cadáveres de bichos, em muitos casos já em estado avançado de decomposição ou apenas o esqueleto.
Os denunciantes afirmam, também, que o local é utilizado até para desova de cadáveres humanos.
Os ativistas pedem maior fiscalização e instalação de iluminação e câmeras de segurança no local, que é escuro e ermo.
O local está localizado nos arredores da Avenida Xangri-Lá, bem na divisa com Belo Horizonte e Contagem. Trata-se de uma mata alta abandonada. No interior, segundo os denunciantes, há uma casa construída, onde vive um homem de idade avançada.
Procuradas, a Prefeitura de Ribeirão das Neves e a Polícia Militar não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.