O “relacionamento pantufa” descreve casais que optam por não se expor publicamente. Essa escolha tem suas vantagens e desvantagens, podendo, em alguns casos, ocultar situações abusivas.
A sexóloga Enylda Mota define: “Relacionamento pantufa é aquele onde o casal se assume entre si, mas não fala para outras pessoas. É uma zona de conforto que pode não ser tão confortável”. Ela explica que a falta de exposição pode ser necessária para algumas pessoas, mas alerta sobre a importância de questionar as razões por trás da necessidade de esconder o relacionamento.
Enylda destaca que esse tipo de relacionamento pode trazer mais desvantagens, inclusive o risco de abuso. A página “Não Era Amor” no Instagram oferece apoio a mulheres em relacionamentos abusivos, promovendo cursos e psicoterapia.
Ela sugere que pessoas em “relacionamento pantufa” reflitam sobre sua felicidade e bem-estar na relação. Sinais de problemas incluem sentimentos de tristeza, insegurança e isolamento, mesmo que haja sexo no relacionamento.
Enylda aconselha que os envolvidos se posicionem, comunicando suas satisfações e insatisfações. Um relacionamento saudável precisa de interação social e de adaptação às necessidades de ambos. A falsa sensação de segurança pode atrair pessoas para esse tipo de relacionamento, mas o autoconhecimento e a reflexão são essenciais para evitar armadilhas.
O “relacionamento pantufa” pode parecer confortável, mas é importante avaliar se realmente atende às necessidades e desejos de ambos os parceiros.
Fonte: O Tempo. Foto: Istockphoto/Getty Images