Com o tema “eu acredito é na rapaziada”, começou nesta segunda-feira (22) a Semana de Prevenção às Drogas em Minas Gerais. O objetivo é promover a mobilização e atenção aos adolescentes e jovens, chamando a atenção para os fatores de proteção ao uso ou abuso de álcool, tabaco e outras drogas. As ações deste ano se intensificam por causa da quarentena durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com dados de uma pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 18% dos 44.062 entrevistados entre 24 de abril e 8 de maio relatou aumento do uso de bebidas alcoólicas durante a pandemia.
As transmissões das palestras serão realizadas pelas redes sociais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) – clique aqui para ter acesso. Como forma de convidar o público para a programação, a Semana de Prevenção às Drogas divulgará vídeos produzidos com a participação de influenciadores culturais, esportistas e artistas, que têm grande poder de mobilização entre jovens e adolescentes, principalmente na música e no esporte.
Programação
23/6 – Terça-feira
Expressão cultural e prevenção – tudo a ver – 16h às 17h30
Tema: a cultura e a política sobre drogas: como a cultura foi fundamental na vida pessoal e profissional na vida de cada um? Qual a importância da cultura para a sociedade, principalmente para os jovens?
24/6 -Quarta-feira
O esporte – 16h às 17h30
Tema: o esporte como fator de proteção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas. as personalidades esportivas vão contar sua trajetória e destacar a importância do esporte no processo de construção de um projeto de vida saudável.
25/6 – Quinta-feira
A espiritualidade – 16h às 17h30
Tema: a espiritualidade como fator de proteção ao uso/abuso de álcool e outras drogas. Serão discutidos elementos e trabalhos desenvolvidos por instituições voltadas para jovens e adolescentes, no campo da espiritualidade.
26/6 – Sexta-feira
Encerramento 18h às 23h
Tema: discussões e apresentações musicais ao vivo, direto do observatório.