Um estudo recente conduzido pela Fundação Dom Cabral trouxe à tona dados preocupantes sobre a segurança nas rodovias federais brasileiras. Segundo a pesquisa, o risco de acidentes em estradas sob gestão pública foi 3,2 vezes maior em 2023 em comparação com as concedidas à iniciativa privada no mesmo período.
Os números compilados revelam que, dos 65.176 acidentes registrados no ano passado, 34.650 ocorreram em rodovias sob gestão pública, enquanto 30.526 foram em estradas sob concessão privada. Embora o número absoluto de acidentes tenha aumentado nas rodovias concedidas, o estudo destacou que as taxas de acidentes e a gravidade dos eventos continuam significativamente maiores nas rodovias sob gestão pública.
Ramon Victor Cesar, coordenador da pesquisa, explicou que o aumento de acidentes nas estradas concedidas pode ser atribuído a dois fatores principais. Primeiramente, o investimento maior em manutenção e conservação das estradas públicas nos últimos anos contribuiu para a redução do número de acidentes. Em contrapartida, as concessões recentes enfrentam desafios na melhoria da qualidade das rodovias recebidas, o que pode levar algum tempo para ser efetivamente alcançado.
Quando analisada a gravidade dos acidentes, houve um aumento de 12,6% nos casos com feridos, enquanto os registros envolvendo mortes apresentaram uma redução de 9,1%. Isso, segundo o estudo, pode ser resultado de medidas como controle de velocidade e melhorias na infraestrutura rodoviária, como a duplicação de estradas.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de acidentes registrados, seguido por Santa Catarina e Paraná. Em relação aos sinistros graves, o Paraná liderou os registros. As rodovias BR-101 e BR-116 foram as mais impactadas, destacando-se pelo alto volume de acidentes e gravidade das ocorrências.
Para mitigar os riscos nas estradas federais, Ramon Victor Cesar enfatizou a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura, fiscalização rigorosa e educação no trânsito. Ele ressaltou a importância de manter uma legislação robusta e não sucumbir a alterações que possam comprometer a segurança viária.
O estudo da Fundação Dom Cabral oferece insights cruciais para orientar políticas públicas e investimentos destinados a garantir a segurança e reduzir os acidentes nas rodovias brasileiras, promovendo assim um trânsito mais seguro para todos os usuários.