Minas Gerais registrou um aumento de 114% no número de incêndios em vegetação no mês de maio, comparado ao mesmo período de 2023. Dados do Corpo de Bombeiros indicam que, em maio de 2024, foram registrados 3.419 focos de incêndio, em contraste com 1.595 no ano passado. Em abril, o aumento foi ainda mais significativo, com 1.299 incêndios registrados, contra 525 no ano anterior, representando um aumento de 144%.
Em resposta a esses números alarmantes, o Corpo de Bombeiros realizará nesta terça-feira (18) uma simulação de queima controlada no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte. A atividade visa aprimorar as técnicas de combate a incêndios florestais e regular a utilização do fogo de maneira planejada.
Além do treinamento dos 25 cadetes em Gestão do Risco de Desastres, a simulação testará futuros oficiais da corporação na gestão de grandes ocorrências ambientais e na coordenação de equipes e logística voltadas para a preservação do meio ambiente. A atividade também tem como objetivo reduzir a vegetação invasora e mitigar os riscos de grandes incêndios nos meses críticos de agosto, setembro e outubro.