fbpx

Situação de escassez hídrica atinge municípios do Vetor Norte de MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

5 cidades de Minas têm racionamento de água, e 10 estão em alerta

Uma das medidas de enfrentamento à seca é a declaração de situação de escassez hídrica em porções hidrográficas do estado, medida adotada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A declaração busca prevenir ou minimizar os efeitos da falta de água e a possível degradação ambiental, além de garantir o atendimento aos usos prioritários e minimizar os impactos sobre os usos múltiplos. A situação atinge os municípios da região do Vetor Norte de Minas Gerais.

Nesta terça, o Igam publicou a Portaria nº 76 declarando situação crítica de escassez hídrica superficial no Rio das Velhas, no trecho da Estação Ponte do Licínio Jusante até a jusante da estação Honório Bicalho Montante, nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Central. A portaria é válida até 1º de novembro de 2021.

Os municípios de abrangência são: Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Cordisburgo, Curvelo, Esmeraldas, Funilândia, Inimutaba, Jaboticatubas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santana de Pirapama, São José da Lapa, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

O Igam também publicou hoje a Portaria nº 77 declarando situação crítica de escassez hídrica superficial no Rio Escuro, no trecho à montante da estação Fazenda Córrego do Ouro, na Região Noroeste do Estado. A portaria é válida até 1º de novembro de 2021.

 Segundo o Igam, os municípios de abrangência são: Guarda-Mor, Paracatu e Vazante. 

Encontre uma reportagem