fbpx

Empresa é condenada após pedir para atendente prender o cabelo para ‘não assustar clientes’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma rede de drogarias foi condenada a pagar R$ 5 mil por danos morais a uma atendente que foi instruída pela gerente a “prender o cabelo”, estilo ‘black power’, “para não assustar os clientes”. A decisão foi tomada pela 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), mantendo a sentença da 1ª Vara do Trabalho de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado.

Uma testemunha confirmou o incidente, relatando que, embora não houvesse clientes próximos, outras pessoas presentes no local presenciaram a situação, que repercutiu no ambiente de trabalho. Os desembargadores destacaram a responsabilidade do empregador pelos atos de seus representantes, afirmando que é dever da empresa garantir um ambiente de trabalho respeitoso, o que não foi cumprido.

“Tal alegação, além de ofensiva e discriminatória, tem cunho nitidamente racista, não podendo, de forma alguma, ser respaldada por esta Justiça do Trabalho”, afirmou a relatora Jaqueline Monteiro de Lima, em decisão unânime.

Encontre uma reportagem