fbpx

MG App facilita solicitação de certidões para retirada em qualquer cartório do estado

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Agora, além de solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito pelo MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, também é possível fazer a retirada do documento em qualquer cartório do estado. Essa novidade busca facilitar a vida dos cidadãos mineiros. 

Até esta ampliação da funcionalidade, todo o processo de solicitação de segunda via de certidões já podia ser feito pelo aplicativo ou pelo site cidadao.mg.gov.br, mas a retirada do documento só era possível no cartório onde a certidão foi registrada, ou com entrega pelos Correios na residência do cidadão. Agora, o solicitante pode escolher buscar o documento no cartório de sua preferência, independentemente de onde ele tenha sido registrado. 

O diretor central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha, explica que o serviço se aplica a todos os municípios mineiros. “A funcionalidade permite que o cidadão tenha acesso ao documento no cartório mais próximo de sua residência, ao invés de precisar se deslocar para o cartório onde o documento está registrado, que, às vezes, é distante de sua casa”, reforça. 

Como solicitar

Para utilizar o serviço, o cidadão deve acessar o MG App ou o site cidadao.mg.gov.br, no menu Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, e solicitar a segunda via. O cartório no qual o documento está registrado recebe o pedido, faz a análise e, após a aprovação, o solicitante recebe em seu e-mail de contato informado a confirmação e o valor de emissão a ser pago.

O boleto para o pagamento é disponibilizado no próprio aplicativo ou no site cidadao.mg.gov.br. Todo o processo pode ser feito pelo celular, sem sair de casa. Ao efetuar o pagamento, o cidadão escolhe receber no cartório de registro, no cartório de sua preferência, ou via Correios. 

A inclusão desta nova funcionalidade no aplicativo é resultado da parceria em Governo Digital da Seplag com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Encontre uma reportagem