Você se considera chocólatra? Neste domingo, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. E se você respondeu sim à pergunta, saiba que não está sozinho. Os chocolates, com destaque para os premium e artesanais, têm se tornado cada vez mais populares globalmente, por causa da demanda de consumidores que buscam por produtos sustentáveis, de origem ética e de qualidade superior.
Em 2023, o mercado global estimado para o chocolate foi de US$ 112 bilhões (R$ 613,25 bilhões na cotação atual), com previsão de US$ 157,55 bilhões (R$ 862,65 bilhões) até 2030, o que resulta em um CAGR de 5% durante o período, segundo a consultoria Exactitude Consultancy, com sede no Reino Unido.
Os brasileiros consomem, em média, 3,9 quilos da guloseima por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Em 2023, o país, que é o sexto maior produtor de cacau do mundo, produziu 805 mil toneladas de chocolate, doces feitos a partir das amêndoas de cacau que podem ganhar outras misturas, como leite, castanhas e gorduras, entre outras. O aumento foi de 6% em comparação com o ano anterior, movimentando R$ 25 bilhões.
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Apesar de estar presente no dia a dia de muitos e em ascensão, o consumo de chocolate no Brasil ainda é pequeno quando comparado com outros países. De acordo com a Euromonitor, os europeus são os maiores consumidores de chocolate, com uma média de sete quilos per capita. Estônia, Alemanha e Suíça lideram o ranking.
O Brasil ocupa a 44ª posição no ranking global. As marcas favoritas dos brasileiros que dominam o mercado de chocolate são Cacau Show, Lacta, Bis, Garoto e Ferrero Rocher, segundo a Euromonitor.
Confira a lista dos países que mais consomem chocolate no mundo
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