O Anuário de Segurança Pública 2024 mostra que, em um ano caiu o número de mortes violentas intencionais (MVI) no Brasil e entre as capitais com menos violência estão São Paulo, Florianópolis e Cuiabá, segundo o ranking. Já por região, Sul, Sudeste e Centro-Oeste lideram com menos homicídios.
Ao contrário dos outros veículos de comunicação que focam no pior, o Só Notícia Boa fez uma análise do anuário para descobrir onde tem menos violência no Brasil: os estados menos violentos, as cidades com menos taxas de estupro/violência contra a mulher e as capitais com menos homicídios. Veja abaixo.
Os dados mostram que houve 3,4% menos assassinatos em 2023 em comparação a 2022 – com registro de 46.328 homicídios – ainda é muito. No interior, entre os 50 municípios, os menos violentos no que se refere a agressão contra mulheres, são: Ourinhos, em São Paulo, Paulo Afonso, na Bahia, e Itumbiara, em Goiás.
Estados menos violentos
Com base em dados oficiais, foram analisados os 5.565 municípios do Brasil, mas com foco nos 319, acima de 100 mil habitantes. O anuário comparou com os dados de 2022 no que se refere a assassinatos, confrontos com a polícia e mortes envolvendo armas em geral.
Os estados menos violentos são Rondônia, Rio Grande do Norte e Paraná.
Das 50 cidades, acima de 100 mil habitantes, no interior do Brasil, as menos violentas estão em várias regiões e, não mais concentradas, apenas no Sul e Sudeste, como ocorria em anos anteriores.
Na lista dessas cidades, as 10 menos violentas estão em Goiás, que tem três, e Paraná, com duas, e as demais com apenas uma e estão na Bahia, no Mato Grosso, em São Paulo, e no Amazonas.
Cidades com menores taxas de estupros e violência contra a mulher
Ourinhos (SP)Paulo Afonso (BA)Itumbiara (GO)Aparecida de Goiânia (GO)Barretos (SP)Tangará da Serra (MT)Jataí (GO)Cascavel (PR)Manacapuru (AM)Paranaguá (PR)
Leia mais notícia boa
Brasil tem 5 das 10 melhores praias do mundo; a melhor do país fica no RioSai ranking dos países mais felizes do mundo em 20246 cidades da Europa pagam para você morar lá; veja quais são
Capitais com menores taxas de homicídios
São Paulo (SP) – 7,1Florianópolis (SC) – 9,3Cuiabá (MT) – 12,9Teresina (PI) – 15,7São Luís (MA) – 18,4Goiânia (GO) – 18,1Campo Grande (MS) – 21,5Belém (PA) – 22,7João Pessoa (PB) – 23,2Porto Alegre (RS) – 24,6
Violência ainda é alta
Apesar de os dados apontarem menos violência nas cidades do interior e nas capitais, os índices ainda são elevados.
O que prevalece nos casos de violência são os confrontos policiais, registrando 98% das situações. Depois, vêm assassinatos, roubo seguido de morte e lesões provocadas por armas em geral
Casos de estupros e violência contra a mulher são um capítulo à parte, que também chamam a atenção, e preocupam as autoridades.
Mais violentas
O Anuário de Segurança Pública 2024 também mostra que a violência é generalizada no Brasil, infelizmente, embora a concentração maior esteja no Norte, Nordeste.
Os estados mais violentos hoje são Amapá, seguido bem distante do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Já entre os municípios mais violentos do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, o mais perigoso é Jequié, na Bahia.
O Sudeste também se destaca quando o assunto é violência.
Em segundo lugar entre as cidades mais violentas está Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde os casos de confrontos entre policiais, milícias e traficantes são constantes.
E, em terceiro lugar vem Macapá, capital do Amapá.
Veja outros números e cidades no Anuário de Segurança Pública 2024.