fbpx

Queda de pipas na rede elétrica causa “Apagão” para mais de 140 mil consumidores em junho

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Em junho, mais de 140 mil consumidores em Minas Gerais tiveram a energia cortada devido a pipas caindo na rede elétrica, um número quase igual ao registrado entre janeiro e maio deste ano, quando 150 mil ficaram no escuro. No primeiro semestre de 2024, cerca de 300 mil usuários foram afetados. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 100 mil consumidores sofreram com a falta de energia no mês passado, resultando em 503 ocorrências no semestre.

Além de causar apagões, as pipas representam sérios riscos de acidentes. Na última semana, um jovem de Ribeirão das Neves morreu ao tentar resgatar uma pipa de uma rede de média tensão e sofrer um choque elétrico.

A Cemig destaca a importância de soltar pipas em áreas abertas e sem redes elétricas para evitar acidentes e interrupções de energia. Linhas cortantes, como cerol e linha chilena, são proibidas por lei desde 2019, com multas que podem chegar a R$ 263,98 mil. Essas linhas transformam-se em materiais condutores que podem causar choques elétricos ao entrarem em contato com a rede de energia.

A Cemig realiza campanhas de conscientização ao longo do ano para educar a população sobre os riscos de soltar pipas próximas a redes elétricas.

Foto: (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Encontre uma reportagem