De acordo com um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), uma pessoa morre por minuto devido a causas relacionadas à aids. O relatório foi publicado antes da 25ª Conferência Internacional sobre Aids, realizada em Munique, na Alemanha.
Atualmente, 39,9 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, mas quase um quarto delas (9,3 milhões) não recebem tratamento adequado. Em 2023, houve 1,3 milhão de novas infecções por HIV, mais de três vezes a meta estabelecida de 370 mil até 2025. A diretora executiva do Unaids, Winnie Byanyima, destacou a necessidade de recursos e proteção dos direitos humanos para cumprir a meta de acabar com a pandemia de aids até 2030.
O acesso ao tratamento de HIV reduziu as mortes relacionadas à aids pela metade desde 2010, mas o número de novas infecções está aumentando em regiões como Oriente Médio, Norte da África, Europa Oriental, Ásia Central e América Latina. A 25ª Conferência Internacional sobre Aids, organizada pela Sociedade Internacional de Aids (IAS), reúne 15 mil participantes para discutir e compartilhar informações sobre a resposta à epidemia nos últimos 40 anos. Representantes do Ministério da Saúde do Brasil também estarão presentes para apresentar resultados das experiências brasileiras na resposta ao HIV.