Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que 60% dos pequenos negócios de Minas Gerais atende de forma híbrida. Cerca de 1,5 mil empreendedores foram ouvidos entre os dias 4 e 17 de setembro.
A pandemia influenciou no comportamento dos consumidores que passaram a fazer mais compras on-line e pedir entregas por delivery. Porém, o acolhimento e a qualidade no atendimento também são fatores que se tornaram fundamentais na hora de cativar clientes.
De acordo com 91% dos empresários, muitos clientes sentem falta de atendimentos presenciais.
Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, 29% dos empreendedores se relacionam com os clientes apenas presencialmente e 10% mantêm contato exclusivo pela internet. Cerca de 80% destes empresários pretendem atender presencialmente e à distância nos próximos três meses.
Os clientes também estão mais preocupados com novas formas de pagamento, higienização, compras on-line, mas ao mesmo tempo querem atendimento humanizado.
Segundo o Sebrae, quatro em cada 10 entrevistados pela pesquisa afirmaram ter ampliado as alternativas de pagamento e o atendimento on-line.