Na região, os municípios de Capim Branco, Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Neves e Vespasiano terão pelo menos uma escola com ensino em tempo integral.
O ensino médio em tempo integral será implantado em mais 210 escolas da rede estadual de Minas Gerais a partir de 2022. Com o acréscimo, 601 unidades do estado vão passar a ofertar o modelo para 97 mil estudantes. Na região, os municípios de Capim Branco, Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Neves e Vespasiano terão pelo menos uma escola com ensino em tempo integral.
A expansão foi anunciada nesta quarta-feira (27), em um evento com a participação do governador Romeu Zema (Novo), na Cidade Administrativa. A iniciativa prevê a ampliação da jornada escolar e o desenvolvimento de habilidades dos alunos.
As 210 escolas que vão passar a oferecer o ensino médio em tempo integral estão localizadas em 166 municípios, dos quais 126 terão o modelo pela primeira vez. No total, o programa vai abranger 344 cidades.
Neste tipo de ensino, as escolas buscam ajudar os estudantes a encontrar as próprias vocações e a desenvolver projetos de vida.
Em 51 das novas unidades, será ofertado o ensino médio integral profissional, voltado também para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Nessas instituições, serão oferecidos cursos como desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, mecânica e segurança do trabalho.
“Toda a criação de cada curso depende muito de como é o setor produtivo local de cada região o nosso estado, o que vai nos dar bem mais segurança para o processo de empregabilidade ao fim do ensino médio”, disse a secretária estadual de educação, Julia Sant’Anna.
Segundo ela, a lista de escolas que vão ofertar o ensino médio em tempo integral poderá ser consultada online já a partir desta quarta-feira (27).
“Eu mesmo, que ando sempre pelo estado, vejo o quanto isso vai ter um impacto positivo. Eu vejo jovens que saíram da escola e têm uma dificuldade enorme de encontrar uma vaga. Com o ensino integral, ele vai estar mais bem preparado”, afirmou o governador Romeu Zema.
As matrículas poderão ser realizadas entre os dias 17 de novembro e 10 de dezembro.