A BR-040, que liga Juiz de Fora a Belo Horizonte, passará por uma significativa transformação após a concessão à EPR Via Mineira. A empresa, que venceu o leilão com um desconto de 11,21% na tarifa de pedágio, planeja iniciar as obras de duplicação e melhorias entre 2026 e 2027. O contrato de concessão, com duração de 30 anos, prevê um investimento total de R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 3,5 bilhões serão aplicados nos primeiros sete anos.
Principais obras previstas:
• Duplicação: 164 km
• Faixas adicionais: 42 km
• Vias marginais: 15 km
• Ciclovias: 14 km
• Dispositivos de interconexão: 33
• Passarelas: 8
Cronograma de obras:
3º ano:
• Duplicação de 9,74 km (Ouro Preto e Congonhas)
• Faixas adicionais de 1,2 km (Belo Horizonte e Nova Lima)
• Vias marginais de 3,23 km (Ouro Preto e Congonhas)
• Ciclovias de 3,23 km (Ouro Preto e Congonhas)
• Um dispositivo de interconexão (Congonhas)
• Uma passarela (Ouro Preto)
4º ano:
• Duplicação de 17,8 km (Congonhas e Conselheiro Lafaiete)
• Faixas adicionais de 1 km (Congonhas)
• Vias marginais de 7,05 km (Congonhas e Conselheiro Lafaiete)
• Ciclovias de 5,91 km (Congonhas e Conselheiro Lafaiete)
• Quatro dispositivos de interconexão (três em Congonhas e um em Conselheiro Lafaiete)
• Duas passarelas (Conselheiro Lafaiete)
5º ano:
• Duplicação de 21,9 km (Nova Lima, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni)
• Faixas adicionais de 39,5 km (Nova Lima)
• Vias marginais de 5,07 km (Nova Lima)
• Ciclovias de 5 km (Nova Lima)
• Cinco dispositivos de interconexão (dois em Nova Lima, dois em Conselheiro Lafaiete e um em Cristiano Otoni)
• Duas passarelas (Nova Lima e Conselheiro Lafaiete)
6º ano:
• Duplicação de 72,6 km (Itabirito, Ouro Preto, Cristiano Otoni, Carandaí, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Barbacena e Santos Dumont)
• Faixas adicionais de 0,17 km (Barbacena)
• Ciclovias de 0,08 km (Itabirito)
• 13 dispositivos de interconexão (diversas localidades)
• Duas passarelas (Carandaí e Ressaquinha)
7º ano:
• Duplicação de 41,83 km (Ouro Preto, Santos Dumont, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora)
• Sete dispositivos de interconexão (diversas localidades)
• Uma passarela (local a definir)
• Uma área de escape (Santos Dumont)
Impacto:
A concessão da BR-040 visa melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, proporcionando maior segurança e fluidez no trânsito. O projeto inclui importantes intervenções, como a duplicação de grandes trechos, construção de ciclovias e instalação de dispositivos de interconexão. Essas melhorias deverão beneficiar diretamente os usuários da rodovia e promover o desenvolvimento regional.