fbpx

Halloween: o que você precisa saber sobre o ‘Dia das Bruxas’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Halloween, que também recebe o nome de Dia das Bruxas no Brasil, é uma dia do ano, comemorado em 31 de outubro, dedicado a celebrar os mortos e toda a mística do mundo dos que já se foram: assombrações, fantasias, terror e medo. Aqui no país, em contraponto à data, também é celebrado o Dia do Saci, umas das figuras mais famosas do folclore brasileiro.

O Halloween tem origem na Europa Central, apesar de ter uma forte influência norte-americana. A festa tal qual conhecemos hoje, por exemplo, tem como um de seus principais símbolos a abóbora, elemento incorporado nos Estados Unidos. 

No Brasil, a celebração se popularizou nas últimas décadas e, até então, não foi completamente absorvida pela cultura brasileira. Ainda assim, muita gente aposta na data para curtir uma festa à fantasia ou mesmo ficar em casa maratonando filmes de terror. Continue lendo o texto para saber detalhes e curiosidades dessa data e sugestões de como comemorá-la. 

O que é o Halloween?

Halloween ou Dia das Bruxas? A verdade é que você pode se referir à data das duas maneiras. Ambas designações servem para a descrever o mesmo dia, 31 de outubro, quando se celebra o dia dos mortos. 

A referência às bruxas acabou se atrelando ao Halloween na Europa, pois era dessa maneira que eram chamadas mulheres que tinham costumes diferentes dos ditados pela Igreja Católica, segundo a professora Telma Borges, do DMTE, da Faculdade de Educação da Univerdidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A cultura do Halloween é especialmente forte em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra, mas a festa acabou se popularizando em diversas partes do mundo com o decorrer dos anos.

Para celebrar a data, as pessoas se fantasiam com roupas assustadoras, frequentam festas temáticas ou assistem filmes de terror. Nos EUA, é comum que crianças saiam às ruas batendo nas portas da residência fazendo uma icônica pergunta: “doçuras ou travessuras?”

Onde surgiu o Halloween?

Alguns historiadores remontam o Halloween a povos celtas que habitaram a região da Europa Central há cerca de 800 anos de Cristo. Naquela época, esses povos celebravam o festival de Samhain, realizado entre 30 de novembro e 2 de outubro, para celebrar o fim do verão e início das colheitas. De acordo com a cultura celta, os mortos voltavam à terra nessa época para visitar seus antigos lares, e, por isso, eram celebrados. 

Com o decorrer dos anos, a festa foi se tornando mais popular e penetrando em culturas diferentes. Para contrapor a celebração considerada pagã pelo catolicismo, Papa Gregório III transferiu o Dia de Todos os Santos, inicialmente celebrado em 13 de maio, para 1º de novembro. O nome Halloween, inclusive, vem de “All Hallows Eve”, que pode ser traduzido para “véspera do Dia de Todos os Santos.”

“Toda cultura tem um grau de elasticidade que vai se adaptando e migrando de um território para outro. Assim é com o Halloween, que começou como uma festa pagã para celebrar o fim do verão, ganhou contorno cristão, fazendo, até, com que o papa mude o Dia de Todos os Santos, e, ao chegar nos Estados Unidos se popularizou se transformando em uma de suas festas mais tradicionais”, avalia a professora.

Por que o Halloween é comemorado em 31 de outubro?

A data de 31 de outubro é atribuída ao Halloween, pois, é nesta época, que era celebrado o festival celta Samhain, quando era comemorado o fim do verão e o início do outono.

Halloween é feriado?

O Halloween não é feriado, nem mesmo nos Estados Unidos, onde a festa se popularizou enormemente. Apesar disso, a data movimenta as cidades, que se preparam para a data com decorações e fantasias.

Qual o significado da abóbora no Halloween?

Na Irlanda, durante o festival de Samhain, os povos celtas acendiam nabos dentro de velas para afastar os maus espíritos das festividades. Quando os irlandeses emigraram para os Estados Unidos, perceberam que as abóboras eram mais abundantes, e, por isso, resolveram utilizá-las no lugar de nabos.

Além disso, o uso da abóbora está associado à lenda de Jack, um homem que conseguiu enganar o diabo para não ser levado devido à bebedeira. Quando finalmente morreu, sua entrada foi negada tanto no paraíso quanto no inferno porque ele tinha humilhado o diabo. Por isso, as luzes nas abóboras são usadas para iluminar o caminho de Jack.

Quando o Halloween chegou no Brasil?

Não é possível precisar uma data, mas a professora Telma acredita que o Halloween ficou mais forte no Brasil quando a língua inglesa passou a ser obrigatória nas disciplinas escolares. 

“Quando se aprende outra língua, é natural que se absorva também a cultura de seus países de origem. Então, era comum celebrar festas de Halloween na escola de acordo com o modelo americano. O campo educacional é muito responsável pela penetração da tradição no país”, comenta.

Ela destaca ainda que, por mais que, obviamente, o inglês não tenha surgido nos EUA, o país se tornou uma grande potência após a Segunda Guerra Mundial, exportando, inclusive, cultura.

Dia do Saci

O Dia do Saci também é comemorado em 31 de outubro. Ele virou projeto de lei apresentado pelo deputado Aldo Rebelo em 2003, justamente na data do Halloween, para se contrapor à festa de tradição norte-americana e valorização da brasileira, mas, somente em 2013, foi oficialmente instituído.

“O Saci é reconhecido como uma força da resistência cultural à invasão dos x-men, dos pokémons, os raloins, e os jogos de guerra. A escolha do dia 31 de outubro, que tem sido imposto comercial e progressivamente aos brasileiros como o Dia das Bruxas ou o Dia do Halloween, não dizendo absolutamente nada sobre o nosso imaginário popular cultural, como o Dia do Saci, é assim estratégica, proposital, simbólica”, diz trecho do projeto.

Na avaliação da professora Telma, as duas datas não precisam “brigar”, e o saci representa uma forma brasileira de comemoração do Halloween. Ela faz, inclusive, uma associação da festa com a figura simbólica ao lembrar que o saci é conhecido por suas travessuras, como amarrar crias e cavalos e incomodar viajantes. “No Halloween, existe a famosa frase: doçuras ou travessuras?’ Quando uma criança não ganha o doce, comete suas travessuras”, diz. “Eu acho ótimo que o Saci venha num redemoinho para dar uma cara brasileira ao Halloween”, pontua.

Da mesma forma que existe uma certa polêmica entre o Halloween e o dia do Saci no Brasil, no México acontece algo semelhante: na mesma época é celebrado o Dia dos Mortos, entre 31 de outubro e 2 de novembro. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, o Dia dos Mortos não é uma versão mexicana do Halloween. O costume data de 3 mil anos e tem origem indígena, completamente diferente da celta. 

Quais os filmes mais famosos de Halloween?

Muita gente aproveita o Halloween para maratonar filmes de terror, tanto os que tenham a festa como tema quanto outros que deixam os cabelos em pé. Confira, abaixo, sugestões de produções para curtir no dia 31 de outubro.

Encontre uma reportagem