Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), realizada em parceria com a Educa Insights, revelou que sete a cada dez estudantes universitários ou aspirantes a cursos de graduação utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) em seus estudos. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (6), entrevistou 300 estudantes de todas as regiões do Brasil, destacando o crescente papel da IA na educação superior.
Frequência de Uso
Segundo a pesquisa, 29% dos estudantes entrevistados utilizam ferramentas de IA diariamente, enquanto 42% fazem uso semanalmente, totalizando 71% que empregam essas tecnologias com regularidade. As ferramentas mais conhecidas entre os estudantes são o ChatGPT e o Gemini, com 80% dos entrevistados familiarizados com essas inovações.
Crescimento no Uso de IA
Comparado ao ano anterior, o uso de IA entre os estudantes cresceu significativamente. Em 2023, 69% dos universitários e futuros universitários conheciam ferramentas de IA, número que subiu para 80% em 2024. Além disso, a utilização frequente dessas tecnologias na vida acadêmica aumentou de 53% para 71% no mesmo período.
Benefícios e Desafios
Os estudantes apontaram diversos benefícios no uso de IA para seus estudos. Entre os principais, estão a possibilidade de aprender a qualquer momento e em qualquer lugar (53%); acesso a informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%); e maior eficiência e rapidez na resolução de dúvidas e problemas (49%).
No entanto, o uso de IA também apresenta desafios. A falta de interação humana foi citada por 52% dos entrevistados como um dos principais problemas. Outros desafios incluem a dependência excessiva de tecnologias que podem falhar ou se tornar obsoletas rapidamente (49%) e a possibilidade de erros nas avaliações e correções realizadas por inteligências artificiais (41%).
IA e o Papel dos Professores
A pesquisa também explorou a percepção dos estudantes sobre o futuro da IA na educação e no mercado de trabalho. Cerca de 56% dos participantes acreditam que as ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais confiáveis para atividades acadêmicas. Além disso, 84% consideram que, no futuro, a IA poderá substituir parcialmente a atuação dos professores, especialmente na estruturação de aulas e na correção de trabalhos e provas.
Impacto no Mercado de Trabalho
Quando se trata do impacto da automação no mercado de trabalho, as opiniões são variadas. Enquanto 45% dos entrevistados acreditam que a automação terá um impacto significativo em suas rotinas laborais, apenas 14% temem uma substituição total por máquinas. Outros 41% acreditam que a substituição dependerá do ramo de atuação, e 37% veem as ferramentas de IA como um apoio, não uma substituição total.
Importância do Investimento em IA
Diante desse cenário, 74% dos estudantes consideram importante ou muito importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem essas ferramentas no ensino. A pesquisa evidencia a crescente aceitação e expectativa dos estudantes em relação ao uso de IA, tanto na educação quanto em suas futuras carreiras profissionais.
Esta pesquisa sublinha a importância da adaptação e evolução das instituições de ensino superior para acompanhar as inovações tecnológicas e atender às necessidades e expectativas dos estudantes modernos. A integração da IA na educação pode potencializar o aprendizado, mas também requer um equilíbrio cuidadoso para preservar a interação humana e garantir a precisão e confiabilidade das avaliações.