fbpx

Lei autoriza crianças e adolescentes a visitar pais internados

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma nova lei sancionada esta semana autoriza crianças e adolescentes a visitarem seus pais internados em instituições de saúde, com a norma entrando em vigor em 180 dias após a publicação. Esta ação é parte da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa garantir ao paciente pleno acesso ao seu ciclo social e aos serviços de saúde.

Benefícios da visitação

Segundo o Ministério da Saúde, a presença de familiares, incluindo crianças e adolescentes, reduz a ansiedade dos pacientes e promove a produção hormonal benéfica, melhorando o ambiente hospitalar, tradicionalmente percebido como impróprio, frio e hostil.

Requisitos para visitação

Para permitir a entrada de menores, será necessário que equipes multiprofissionais façam o acolhimento de acordo com cada caso, seguindo protocolos clínicos para evitar infecções hospitalares.

Humanização no SUS

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização busca efetivar os princípios do SUS, promovendo a comunicação entre usuários, trabalhadores e gestores para melhorar o cuidado e organizar o trabalho na saúde pública. A humanização valoriza a autonomia e a capacidade dos indivíduos de transformar sua realidade, criando vínculos solidários e participação coletiva nos processos de gestão e produção de saúde.

Encontre uma reportagem