fbpx

Violência matou mais de 15 mil crianças e adolescentes no Brasil nos últimos 3 anos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram vítimas de mortes violentas no Brasil, com uma crescente participação de mortes causadas por intervenção policial. Esses dados são parte do relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, divulgado pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A maioria das vítimas era negra, do sexo masculino e tinha entre 15 e 19 anos. Em 2023, 18,6% das mortes violentas desse grupo foram causadas por ações policiais, um aumento em comparação com os 14% registrados em 2021. A taxa de mortalidade por intervenção policial entre jovens de 15 a 19 anos é mais que o dobro da observada entre adultos.

O relatório destaca que as mortes de crianças menores de 9 anos estão frequentemente associadas a maus-tratos e violência doméstica, com a maioria dos crimes ocorrendo dentro de casa e sendo cometidos por pessoas conhecidas da vítima. A violência letal contra meninas é marcada por um maior uso de armas brancas e agressões, muitas vezes praticadas por conhecidos.

Os analistas do Unicef e do FBSP recomendam políticas de segurança focadas no controle do uso da força pelas polícias, enfrentamento do racismo estrutural, controle do uso de armamento por civis, e melhorias nos sistemas de monitoramento e registro de casos de violência. A representante do Unicef, Ana Carolina Fonseca, enfatiza a importância de uma resposta efetiva que proteja todas as crianças e adolescentes.

Fonte: Agência Brasil

Crédito da Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil​⬤

Encontre uma reportagem