Na Nova Zelândia, balas contendo uma dose “potencialmente letal” de metanfetamina foram distribuídas acidentalmente em Auckland, durante doações de alimentos realizadas pela Auckland City Mission, uma organização que presta serviços sociais. O erro foi descoberto após um recipiente relatar um “gosto estranho” nas balas de abacaxi.
A Drug Foundation, uma fundação pública que lida com drogas no país, realizou testes em uma das balas e encontrou 3g de metanfetamina, quantidade que equivale a até 300 doses comuns da droga. A diretora-executiva da fundação, Sarah Helm, alertou que ingerir tal quantidade é extremamente perigoso e pode resultar em morte.
A Auckland City Mission, devastada pelo ocorrido, afirmou que as balas foram doadas em um pacote fechado por uma pessoa não identificada, seguindo todos os protocolos de doação. A organização está entrando em contato com todos que podem ter recebido os doces para alertá-los sobre o risco e fornecer orientações sobre os próximos passos.
As autoridades de saúde foram acionadas, e as pessoas que ingeriram as balas e apresentarem sintomas suspeitos foram orientadas a procurar atendimento médico imediatamente.
Fonte: Auckland City Mission / Drug Foundation